Departamento de Educação Infantil

Este é um espaço especialmente destinado para os professores da Educação Infantil, da rede Municipal de São Vicente, para que possamos compartilhar conhecimentos e refletir sobre nossa prática docente.


"Ninguém ignora tudo. Ninguém sabe tudo. Todos nós sabemos alguma coisa. Todos nós ignoramos alguma coisa. Por isso aprendemos sempre."

Paulo Freire


sexta-feira, 28 de junho de 2013

MAIS CULTURA NAS ESCOLAS

Pessoal!!!!
Acreditamos que alguns de vocês já estejam cientes de uma nova iniciativa do Ministério da Cultura em parceria com a Educação que faz parte do programa Mais Cultura, é o Mais Cultura nas Escolas. 

Atenção: programa recebe inscrições até o dia 10 de agosto.
O Ministério da Cultura quer sua presença no programa e desenvolvimento de projetos culturais dentro das escolas próximas às comunidades em que estão inseridos. As iniciativas devem trabalhar com o fomento cultural dentro das escolas, dentro de diversos eixos orientadores possíveis.
A verba é de R$ 20.000,00 até R$ 22.000,00 para projetos que durem de 6 a 10 meses.
  
Esse estreitamento é importante pois cada vez mais o governo federal tem entendido o quão essencial é essa parceria entre cultura e educação e só será possível desenvolver um plano de formação do cidadão completo a partir de ações unificadoras. A expectativa é grande com relação à interação com as escolas públicas.

Portanto, peço a todos vocês que se envolvam, leiam sobre, informem-se, e procurem fazer esse caminho ao encontro da educação no Brasil. No dia 11 de julho às 14h30 haverá uma nova webconferência para a sociedade civil. Não deixem de assistir, tirar suas dúvidas, participar. 

Os links sobre o Programa seguem abaixo:


 
Link para assistir a WebConferência: http://twitcam.livestream.com/evh11
 
Obs: talvez para a próxima o link (WebConferência) seja diferente, se for, é só entrar no site do Ministério da Cultura www.cultura.gov.br, e clicar no quadradinho abaixo chamado "Mais Cultura nas Escolas Ao Vivo"

Atenção:  o governo federal já possui um outro Programa chamado Mais Educação, segundo o que foi dito na webconferência, o Mais Cultura nas Escolas quer algo diferente deste outro programa, portanto envio o link deste outro programa para vocês conhecerem e entenderem. O Mais Cultura nas Escolas quer ir além do Mais Educação, ok.


AS MANIFESTAÇÕES POPULARES E A EDUCAÇÃO INFANTIL





          As manifestações populares destes últimos dias configuram um fenômeno que merece análise e discussão sobre o tema. E isso deve ser feito desde a Educação Infantil, pois fazemos parte de uma sociedade e nossas crianças de forma direta ou indiretamente participam destas movimentações. Se o nosso objetivo é trabalhar o desenvolvimento do pensamento crítico esta é uma grande oportunidade.
          Ficamos felizes em ver milhares de pessoas se manifestando nas ruas com cartazes, faixas e rostos pintados expressando suas reivindicações. O problema é que as divergências daquilo que se deseja estão se tornando grandes demais e as pessoas estão ficando confusas.
             É preciso trabalhar a importância dos movimentos sociais, estimulando nossas crianças a exercitarem seus direitos com questionamentos que podem ser realizados nas atividades básicas desenvolvidas até nas creches. É comum sermos questionados, por nossos pequenos e isso é importante para a construção de valores, ética e cidadania.
         Desenvolver atividades com o objetivo de aprender a questionar, argumentar ideias, encontrar soluções para problemas comuns a um grupo não é tarefa fácil. Nossas crianças precisam conhecer seus direitos e deveres, entender que nosso país possui um presidente eleito pela vontade do povo. Que existem leis criadas organizar diferentes situações.
Nós educadores precisamos estar atentos a todas as mudanças que o mundo nos oferece para que nossos novos “brasileirinhos” aproveitem as oportunidades das diversidades e lutas para construção de uma sociedade mais justa e solidária.

sábado, 15 de junho de 2013

                        TRABALHAR COM VALORES EDUCAÇÃO INFANTIL


Trabalhar valores éticos e morais na Educação Infantil é muito importante, uma vez que  a infância é  o alicerce da vida e o adulto é produto daquilo que vivencia e  aprende, também, nos seus primeiros anos de escola.
Temos a necessidade de rever a prática docente dos profissionais de Educação Infantil, pelo fato de nos encontrarmos num momento de desestabilização dos valores humanos, valores estes sem os quais é impossível viver bem em sociedade. 
É preciso que nossas escolas ensinem valores humanos, como cortesia, compaixão, generosidade, doçura, lealdade, respeito, etc. A ausência desses valores acarreta indisciplina e falta de educação. La Taille (1998) afirma que “(...) Se as escolas não têm educação moral e ética no seu currículo diário, ela - a escola - não deve reclamar da indisciplina de seus alunos (...)”
Os profissionais de Educação Infantil devem se preocupar com a formação integral de seus alunos, não somente com o desenvolvimento cognitivo e intelectual, pois é na faixa etária que vai dos 3 aos 6 anos que as crianças começam a construir sua identidade. Então é fundamental a abordagem de assuntos relacionados aos valores humanos, para a construção de indivíduos mais “humanos” e, consequentemente, uma sociedade mais justa.
Segundo Rios (2003, p. 40), os saberes necessários para o convívio e a inserção de maneira agradável na sociedade se dão através de saberes adquiridos na escola. Afirma a autora que 
(...) A instituição escolar tem como função especifica a influência do ensinar e, à medida que se destina a ensinar, a convencer os sujeitos, transmitindo-lhes os saberes necessários para direcionar sua inserção na sociedade.

  POR QUE ENFATIZAR OS VALORES MORAIS E ÉTICOS A PARTIR DA EDUCAÇÃO             INFANTIL?

Segundo La Taille (1998), Moral é o conjunto de deveres derivados da necessidade de respeitar as pessoas, nos seus direitos e na sua dignidade. Ética é a reflexão sobre a felicidade e sua busca, a procura de uma vida significativa, uma “boa vida”.
Segundo a LDB 9394/96, no artigo 29, Educação Infantil é a primeira etapa da educação básica, tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança até cinco anos de idade, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade.
Seguindo preceitos da LDB 9394/96, é atribuição dos profissionais de Educação Infantil trabalhar o aluno como um todo - e não como um ser fragmentado -  em parceria com a família.  Todavia, em nossa realidade, essa parceria acaba dificultada, uma vez que o aluno passa a maior parte do tempo na escola. Então, cabe à instituição escolar tentar suprir essa carência.
O fato de nascermos não nos torna um cidadão. A construção do cidadão e da cidadania se dá se maneira paulatina. Nosso primeiro contato é o familiar, quando, geralmente, alguns ensinamentos nos são passados. Posteriormente, o individuo é inserido em um ambiente novo – a escola - ,onde encontra  outros indivíduos, com opiniões e vontades diferentes. Dessa forma, a escola não deve se prender somente à construção do conhecimento de conteúdos, e sim levar o aluno à reflexão e a descoberta de valores que são necessários à vida humana.
 A escola de Educação Infantil tem de centrar seu trabalho no desenvolvimento da autonomia de seus alunos; o educador tem de intervir e explicar, de modo claro e objetivo, as normas e os princípios que balizam as relações sociais e não somente falar sobre o que deve – ou não deve - ser feito. Segundo La Taille, os valores morais e éticos que norteiam o comportamento do  indivíduo precisam ficar claros, não podem ser confusos ou inexistentes. Através dos valores adquiridos na infância é que se forma um individuo atuante e produtivo para a sociedade.
            A importância de trabalharmos valores humanos a partir da Educação Infantil é projetar uma sociedade mais justa e igualitária, sem grandes conflitos. O trabalho com valores humanos não se dá por força e nem por violência e sim através da ludicidade, rodas de conversas diárias, e em todos os momentos em que forem necessárias as intervenções do educador.
         Como já foi dito, a função do educador ultrapassa os limites da mera transmissão de conhecimentos; deve esse profissional considerar o educando como um ser humano em toda a sua plenitude. Deve estar atento a cada etapa do processo educacional para que, por meio de um diálogo franco e igualitário, possa ajudar  seu aluno a tornar-se um cidadão, na mais plena acepção  da palavra.


 Veja algumas sugestões de filmes para trabalhar valores com as crianças nas escolas e creches.

A era do gelo: amizade, cooperação, solidariedade


Tarzan: respeito às diferenças, respeito à natureza




Pinóquio :verdade/mentira, amor, família



Walle: respeito ao meio ambiente, saúde, lixo, consumismo


Monstros S.A. : medo, coragem, amor, amizade



Ratatouille: família, amizade, trabalho em equipe, companheirismo


Alvin e os esquilos: ambição, amizade, amor, sucesso



Sherek : amor, diversidade, amizade, inclusão




 Robôs: coragem, amizade, amor, respeito



 Bambi: perdas, família, amor, amizade


O corcunda de Notre Dame:  inclusão, aceitação, respeito



  Vida de Inseto: coragem, determinação, trabalho em equipe



A fantástica fábrica de chocolate : boas maneiras, educação, comportamento

DESENVOLVIMENTO PROJETO HORTA


Olá!!!!

É com muito prazer que estamos postando algumas informações do desenvolvimento do "Projeto Horta na Escola: Despertando Habilidades e Trabalhando Valores". Os encontros com os coordenadores estão acontecendo pelo menos uma vez ao mês, por esse motivo é muito importante que acompanhem os comunicados do e mail novagestão@hotmail.com para que não percam a data e horário da sua reunião no pólo já definido.
O Sr. Norio Nagumo que gentilmente nos oferece orientações específicas sobre os cuidados e plantio das sementes, já visitou algumas unidades e dessa forma ele dá dicas importantes para que todos possam atingir o objetivo do projeto. Ele também conseguiu a doação de mudas de alface para o plantio, isso facilitará o trabalho de todos.





Sabemos que há unidades bem adiantadas que já estão plantando e observando o crescimento do que era uma simples sementinha. As crianças acompanham com entusiasmo e colocam em prática todos os cuidados orientados pelos educadores. 
Mas, se a sua unidade ainda está em projeto inicial, não há problemas, lembre-se de que o importante neste projeto não é apenas a colheita e sim os valores plantados no  grupo escolar. Cada um caminha no seu passo e respeitando as características de cada escola ou creche a proposta será desenvolvida.






Vamos lá pessoal!!
                             "Os adultos são os exemplos de conduta para as crianças"

terça-feira, 4 de junho de 2013

PROGRAMA OUVIR E BRINCAR

PESSOAL!!!


EM POSTAGENS ANTERIORES FALAMOS SOBRE O PROGRAMA OUVIR E BRINCAR QUE ESTÁ SENDO DESENVOLVIDO NAS CRECHES DA NOSSA REDE DE ENSINO.
AO ACOMPANHAR ALGUMAS APRESENTAÇÕES PODEMOS NOTAR O ENCANTAMENTO DAS CRIANÇAS, PROFESSORES E TODOS OS FUNCIONÁRIOS DAS UNIDADES.
OS INSTRUMENTOS CONFECCIONADOS EM SUCATA SERVEM PARA DEIXAR O PROGRAMA AINDA MAIS ATRAENTE, AS MÚSICAS SÃO ENCANTADORAS E AS CRIANÇAS ACOMPANHAM COM ENTUSIASMO.
UMA DETERMINADA CRECHE APROVEITOU TANTO A PROPOSTA DO PROGRAMA QUE ALÉM DE CONFECCIONAREM OS INSTRUMENTOS PROPOSTOS , FIZERAM UMA SURPRESA, DEZENAS DE "ABELHINHAS" RECEPCIONARAM  A EQUIPE DO PROGRAMA OUVIR E BRINCAR. AS CANTORAS QUE USAM O TEMA DA OBRA A ARCA DE NOÉ , DE VINÍCIUS DE MORAES FICARAM ENCANTADAS COM O CARINHO QUE FORAM RECEBIDAS.

SE A SUA UNIDADE AINDA NÃO RECEBEU A VISITA DESTA TURMA, PREPAREM-SE COM MUITO CARINHO, VALE A PENA!!


PARABÉNS A TODOS OS ENVOLVIDOS NESTE LINDO 

                               PROGRAMA!!!!
QUERIDOS VISITANTES,


ESTAMOS POSTANDO UM PROJETO QUE PODERÁ SERVIR COMO INSTRUMENTO NORTEADOR PARA AS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NO MÊS DE JUNHO E JULHO, MESES ONDE AS UNIDADES DE ENSINO ESTÃO ENVOLVIDAS NOS FESTEJOS JUNINOS. MAS, MUITO ALÉM DA COMEMORAÇÃO É IMPORTANTE TRABALHAR ALGUNS CONCEITOS BEM SIGNIFICATIVOS COM NOSSOS PEQUENOS.


PROJETO: CHEGOU A HORA DA FOGUEIRA, É NOITE    DE SÃO JOÃO!!!!






PÚBLICO-ALVO: Alunos da Educação Infantil


JUSTIFICATIVA

Chegamos ao mês de junho.  Ensaiar a quadrilha, enfeitar a escola... Chega o dia da festa e pronto! Mas qual é o significado dos festejos juninos?
A Festa Junina é uma boa oportunidade de engajar diversas atividades interdisciplinares e ampliar o universo linguístico de nossas crianças, pois se constitui uma temática rica onde podem ser explorados diversos tipos de linguagens, resgate de brincadeiras e culinária típica. A escola tem um importante papel na valorização das tradições, por esse motivo este projeto irá integrar a comunidade escolar e será desenvolvido durante todos os meses de junho e julho.

OBJETIVO GERAL

•         Resgatar e incentivar nos alunos o gosto pelas festas juninas e julinas, oferecendo-lhes oportunidade de descontração, socialização e ampliação de seu conhecimento através de atividades diversificadas, brincadeiras, pesquisa e apresentações características destes festejos que fazem parte do folclore brasileiro, ressaltando seus aspectos, popular, social e cultural no âmbito escolar.



OBJETIVOS ESPECÍFICOS


·                     Conhecer as características das festas juninas em diferentes regiões do país; 
·                      Desenvolver o interesse e gosto pela tradição; 
·                      Planejar a realização de uma Festa Junina; 
·                      Resgatar a memória das Festas Juninas; 
·                      Enriquecer o conhecimento dos alunos quanto à história das Festas Juninas; 
·                      Sociabilizar os alunos;
·                      Desenvolver o ritmo, compasso e criatividade; 
·                      Conhecer a história dos santos padroeiros: Santo Antônio, São João e São Pedro; 
·                      Desenvolver o gosto por comidas típicas das festas juninas; 
·                      Conscientizar a família sobre os riscos de soltar balões;    

Conteúdos englobados:

·                     Linguagem oral e escrita: Através das músicas, poesias e artesanatos; 
·                     Música e Movimento:  Através das danças típicas; 
·                     Matemática: Contagem, cores, conceitos de tamanhos.
·                     Natureza e Sociedade: Preservação e Conservação do ambiente, características das festas juninas.
·                     Artes: através da confecção da decoração para a festa e dos trabalhos de pintura; 
·                     Ciências: experiências com a culinária típica;


Dicas de Desenvolvimento:

·                    Decorar a sala com motivos de festa junina; 
·                   Contar lenda bumba meu boi (típica das festas juninas no Nordeste); 
·                   Fazer cuscuz, pipoca, milho cozido, arroz doce (comidas típicas de festas juninas); 
·                   Confecção de balões e bandeirinhas; 
·      Conversa informal sobre os motivos das comemorações das festas juninas (homenagem a São João, Santo Antônio e São Pedro);
·                      Músicas de festa Junina; 
·                      Ensaiar uma dança para a festa; 
·                      Confecção e prendas para colocar nas barracas de brincadeiras;




ÁREA DE CONHECIMENTO                                                                        
LINGUAGEM ORAL/ LINGUAGEM ESCRITA
OBJETIVOS
•               Explorar as cantigas apresentadas
•               Ampliar o vocabulário.
•               Identificar as letras do alfabeto.
•                Revisar as letras já trabalhadas A,E,I,C,M e P.
•                Trabalhar a escrita espontânea das letras do alfabeto.
•                Apresentar a letra B de Balão/Bandeirinha
•                Reconhecer a letra B.
•                Apresentar a letra F de fogo/ fogueira
•                Reconhecer a letra F
•                Apresentar a letra P de pipoca/papai
•                Reconhecer a letra P
•                Apresentar o M de maçã do amor / milho / mamãe
•                Reconhecer a letra M
•                Identificar as letras que compõem seu nome.
•                Trabalhar a escrita espontânea do nome

DESENVOLVIMENTO
                                                                                                         
•         Todas essas atividades serão elaboradas a partir do tema deste projeto, ou seja, as imagens utilizadas para a apresentação das letras do alfabeto, por exemplo, deverão ser contextualizadas, a letra B de boneca, será o B da bandeirinha, o F de fada será o F de fogueira, e assim por diante...

ÁREA DE CONHECIMENTO                 
MATEMÁTICA:
OBJETIVOS

·         Reconhecer as diferentes cores: vermelho, verde, amarelo, branco, azul
·            Identificar os numerais 1 e 2.
·             Exercitar a contagem 0-10.
·             Apresentar os numerais 3, 4 e 5
·             Explorar os conceitos:
ü  Grande / Pequeno
ü  Maior  / Menor
ü  Dentro  / Fora
ü  Cheio / Vazio

·         Medidas culinárias: Fazendo Pipocas, Maçã do Amor e Bolo de Milho.
           

DESENVOLVIMENTO
·         Trabalhar as cores, os números, os conceitos matemáticos e os exercícios de contagem de forma lúdica:

ü Com manipulação de materiais móveis (cores) ;
ü Números móveis – trabalhar o reconhecimento das cores, quantidade, sequencia numérica;
ü  Explorar os conceitos matemáticos usando exemplos concretos como caixas, garrafas plásticas, etc...
•         Não esquecendo que também são importantes as atividades de registro, fixação, em sala e para casa.


ÁREA DE CONHECIMENTO        
NATUREZA E SOCIEDADE:
OBJETIVOS 
·         Conhecer as características específicas das comemorações juninas:
ü    As vestimentas usadas.
ü    As comidas típicas
ü    As brincadeiras

•               Sensibilizar para as questões de preservação e conservação do Meio Ambiente:
ü  Cuidado com as fogueiras
ü  Desmatamento
ü  Queimadas
DESENVOLVIMENTO
•         Apresentar para as crianças algumas peças dos trajes tipos nas comemorações juninas, sendo eles, o vestido caipira, o chapéu de palha, a calça comprida com retalhos e explorar nessas vestimentas suas cores, seu tamanho, etc...
•         As comidas típicas teremos a oportunidade de degustar durante o projeto algumas em sala de aula.
•         As brincadeiras juninas também serão contempladas em forma de jogos de equipes e individuais.
•         Durante a conversa na rodinha, explicarei que é muito comum e faz parte do nosso folclore, acender fogueiras em homenagem aos santos do mês de junho, mas que para isso alguns cuidados devem ser tomados para evitarmos as queimadas e o desmatamento por consequência do fogo.


ÁREA DE CONHECIMENTO     
MÚSICA E MOVIMENTO
OBJETIVOS
·                       Explorar oralmente as canções:
•              Cai cai balão
•              Pula a fogueira iá iá
•              Isso é lá com Santo Antônio
•               O balão vai subindo, vai caindo a garoa...
•              A dança dos pezinhos
•              Explorar as brincadeiras e jogos juninos a fim de promover a integração e o trabalho em equipe; tais como:
•     Corrida com o ovo na colher
•     Corrida de saco
•     Bola ao cesto
•     Pescaria
•     Calçando os sapatos
•     Tiro ao alvo
•     Dança com chapéu
•     Estoura balões
•     Bola na lata
•     Cabra cega
•     Dança da laranja
•     Dança da cadeira

DESENVOLVIMENTO
            •         Explorar oralmente as músicas juninas, bem como as mesmas escritas em cartazes, possibilitando assim a identificação das letras que estaremos estudando no período, como também o reconhecimento das cores das imagens ali apresentada.
•         Organizar durante o projeto os dias das brincadeiras juninas, favorecendo ao contato com as mais diversas formas de jogos e brincadeiras.

ÁREA DE CONHECIMENTO     
ARTES:
OBJETIVOS           

•              Apreciar a obra de arte de Alfredo Volpi – As Bandeirinhas
•              Explorar atividades escolares artísticas como colagem e pintura de desenhos com o tema junino.          
DESENVOLVIMENTO
•         Apresentar a obra de Alfredo Volpi e pedir para que eles relatem o que estão observando, o que está pintado. Explorarei as cores das bandeirinhas ali pintadas. Como atividades, inspiradas na obra de Volpi, faremos:
ü  Desenhar cada um a sua própria bandeirinha;
ü  Pintar com guache as bandeirinhas na folha de sulfit;
ü  Colagem de bandeirinhas de TNT no papel paraná;
•         Atividades como:
ü  Pintura com guache no milho;
ü  Colagem de papel crepom branco amassado fazendo como se fosse pipocas;
ü  Pintura do balão típico da festa junina;
ü  Pintando a fogueira de São João

OBJETIVOS:
Apreciar a degustação de receitas tipicamente junina, tais como:
ü  Maçã do Amor
ü  Pipoca doce e Salgada
ü  Bolo de milho
ü  Mingau de milho branco         

•       DESENVOLVIMENTO
 Organizar o momento culinário com a turma onde possa ser realiza as receitas apresentadas: maçã do amor e pipoca doce e salgada. O bolo de milho e o mingau de milho branco, pedir a colaboração dos pais para a degustação na sala.



Alfredo Volpi:
O pintor das Bandeirinhas!
 Alfredo Volpi nasceu em Lucca, Itália, a 14 de abril de 1896. Em 1897, a família Volpi emigra para São Paulo e se estabelece na região do Ipiranga, com um pequeno comércio. Destino comum aos filhos de imigrantes italianos, Volpi inicia-se em trabalhos artesanais e, em 1911, torna-se pintor decorador. Talvez daí decorra o gosto pelo trabalho contínuo e gradual da sua linguagem estética, próprio da valorização de um “saber fazer”.





MÚSICAS JUNINAS:  

      
CAI CAI BALÃO
Cai cai balão
Cai cai balão, cai cai balão
Na rua do sabão
Não Cai não, não cai não, não cai não
Cai aqui na minha mão !

Cai cai balão, cai cai balão
Aqui na minha mão
Não vou lá, não vou lá, não vou lá
Tenho medo de apanhar !

CAPELINHA DE MELÃO

Capelinha de Melão é de São João
É de Cravo é de Rosa é de Manjericão
São João está dormindo
Não acorda não !
Acordai, acordai, acordai, João!

A DANÇA DO PEZINHO –
Ai bota aqui
Ai bota aqui o seu pézinho
Seu pézinho bem juntinho com o meu (BIS)

E depois não va dizer
Que você se arrependeu ! (BIS)



SONHO DE PAPEL
Carmen Miranda
(Estribilho)
E o balão vai subindo, vem caindo a garoa
O céu é tão lindo e a noite é tão boa
São João, São João!
Acende a fogueira no meu coração!
E o balão vai subindo, vem caindo a garoa
O céu é tão lindo e a noite é tão boa
São João, São João!
Acende a fogueira no meu coração!



PULA FOGUEIRA
(João Bastos Filho e Getúlio Marinho)
Pula a fogueira, yayá
Pula a fogueira, yoyô
Cuidado para não se queimar
Olha que a fogueira
Já queimou o meu amor


RECEITAS

Receita de Pipoca Colorida
Categoria: Receitas de Lanches
Dificuldade de Preparo da Receita: fácil
Temperatura da Receita: frio
Ingredientes:
• 3 xícaras (chá) de açúcar
• 5 xícaras (chá) de pipoca já estourada
• 6 colheres (café) de corante alimentício na cor de sua preferência
• 1½ xícara (chá) de água
Preparo da Receita
•          Numa panela coloque o açúcar, a água e deixe atingir o ponto de fio mole (aproximadamente 20 minutos), coloque o corante. Depois coloque sobre as pipocas, mexendo bem para espalhar bem a calda.
•          Dica para esta receita
•          Fonte: Globo / Mais Você     


RECEITA DE MAÇÃ DO AMOR – Simples  (fácil)

Ingredientes:
1 kg de açúcar
500 ml de água
1 colher (sopa) de vinagre
Corante vermelho (pó ou líquido)
12 maçãs (pequena/média)
Palitos de sorvete
Modo de Fazer:
1. Primeiro lave e seque as maçãs
2. Espete-as com 1 ou 2 palitos (ajudará na firmeza na hora de caramelizar)
3. Unte formas de alumínio (pode ser de bolo) com um pouco de óleo.
Calda:
1. Coloque a água, açúcar, vinagre e o corante dentro de uma panela
2. Nesta receita não se usa nenhuma colher (pois, pode açucarar a calda)
3. Misture/mexendo apenas a panela – Não use nenhum tipo de colher, pois, pode quebrar o ponto da calda
4. Até a fervura da calda você, pode usar fogo alto, quando ferver, mude para o fogo médio e mantenha por aproximadamente 25 minutos.
5. Mergulhe a ponta de um palito de sorvete na calda e pingue na forma em segundos pressione com o dedo (ela amassará) solte sobre a forma, se ela fizer barulho de sólida desligue imediatamente e comece o processo de mergulhar as maçãs e colocá-las sobre a forma previamente untada
6. Note que o ideal é realizar este processo o mais breve possível, pois a calda vai , naturalmente endurecendo.
Prontinho, depois é so saborear , se quiser pode guardar na geladeira por até 3 dias.
Fonte: tudo gostoso – 
receita de César Ossamu