Departamento de Educação Infantil

Este é um espaço especialmente destinado para os professores da Educação Infantil, da rede Municipal de São Vicente, para que possamos compartilhar conhecimentos e refletir sobre nossa prática docente.


"Ninguém ignora tudo. Ninguém sabe tudo. Todos nós sabemos alguma coisa. Todos nós ignoramos alguma coisa. Por isso aprendemos sempre."

Paulo Freire


terça-feira, 10 de setembro de 2013

"A CONQUISTA DA AUTONOMIA ATRAVÉS DO LÚDICO"

Olá Professores...

Estaremos realizando  um Encontro de Formação com atividades práticas, onde estaremos nos divertindo com intencionalidade e de forma lúdica  adquirindo conhecimentos que venham a acrescentar em nossa prática pedagógica.Desejamos que  as brincadeiras,a música,  as histórias  passem a fazer  parte da rotina  da Creche e proporcionem  benefícios, estimulando  capacidades ( atenção, memória e imaginação), além de amadurecer no relacionamento  social por meio de  uma aprendizagem  lúdica e prazerosa.
Esperamos que aproveitem as dicas a seguir de atividades  que contribuem para o desenvolvimento motor,estimula os sentidos e trabalha com afetividade.
                               

 

Sugestões de Atividades para Educação Infantil

Segundo a Associação Brasileira de Psicomotricidade, psicomotricidade é a ciência que tem como objeto de estudo o homem através do seu corpo em movimento e em relação ao seu mundo interno e externo. Está relacionada ao processo de maturação, onde o corpo é a origem das aquisições cognitivas, afetivas e orgânicas. É sustentada por três conhecimentos básicos: o movimento, o intelecto e o afeto. Psicomotricidade, portanto, é um termo empregado para uma concepção de movimento organizado e integrado, em função das experiências vividas pelo sujeito cuja ação é resultante de sua individualidade, sua linguagem e sua socialização.

Algumas metas da Educação Psicomotora:

- Desenvolvimento da coordenação motora, equilíbrio, flexibilidade;
- Reconhecimento de objetos através dos sentidos;
- Aquisição do domínio corporal, definindo a lateralidade e a orientação espacial;
- Desenvolvimento sócio-afetivo, reforçando as atitudes de lealdade, companheirismo e solidariedade.

Seguem atividades baseadas em uma educação psicomotora:

·         De 0 a 6 meses:
- Seguir objetos com os olhos;
-Emitir sons; - Colocar objetos próximos ao bebê para que este consiga tocá-los;
- Preparar para a posição sentada com apoio, procurando objetos ao seu redor;
·         De 7 a 9 meses:
- Procurar objetos escondidos embaixo de tecidos;
- Engatinhar, passando dentro de túneis. - Possibilitar o toque com as mãos e com os pés de diferentes materiais de diferentes texturas como: gelatina, macarrão, bolinhas de diversos tamanhos, areia, entre outros.
·         De 10 a 12 meses:
- Ficar em pé com e sem apoio, tentando dar os primeiros passos;
- Desviar de objetos; - Colocar e retirar objetos dentro de recipientes;
·         De 1 a 2 anos:
- Estimulação através de músicas, falando sobre as partes do corpo, animais, sabores, etc. Exemplos de músicas: “Lava a mão”, Galinha Pintadinha DVD 3, “ Cabeça, ombro, joelho e pé”, “ Dança do pinguim”“Canção do elefante”, “ Careta de limão”, DVD Xuxa só para baixinhos, entre outras.
- Brincadeiras de roda;
- Solicitação de movimentos como andar, pular, rolar, correr, sentar...

·         De 2 a 3 anos:
- Jogos simbólicos: Imitação de personagens de histórias como animais, meios de transporte, imitação de profissões...
- Equilibrar bolas sobre cones, bolinhas sobre colheres, etc.
- Andar sobre bancos, linhas e diferentes superfícies; - Utilizando bambolês e música, fazer com que com os alunos posicionem-se dentro e fora destes quando a música parar.
- Lançar bolas dentro de caixas de sapato ou de papelão.
·         De 4 a 5 anos:
- Atividades de colagem, rasgar folhas de papel, encaixar quebra-cabeças;
- Carregar objetos de tamanhos e pesos diferentes; - Esconde-esconde dentro de caixas;
- Corrida de jornal: Com uma folha de jornal, o aluno deve colocá-la sobre o chão e pisar sobre esta para que possa continuar a andar até chegar ao outro lado do ambiente; - “Gato e rato”: De mãos dadas em um círculo, com um aluno fora da roda tentando pegar o aluno que está dentro da roda, sendo dificultada sua entrada pelos participantes do círculo. - Atividades que envolvam o paladar e o olfato, onde os alunos devem ser vendados e um alimento de cada vez será levado a sua boca, ou ao nariz que descubram que alimento é esse.
“Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção”.
                                                                                Paulo Freire
Bibliografia e sites relacionados:

Material didático de curso de aperfeiçoamento Universidade do Oeste Paulista


Att
Departamento de Educação Infantil

Foi muito bom passarmos este momento juntos,adoramos ,que bom que vocês vieram!