Departamento de Educação Infantil

Este é um espaço especialmente destinado para os professores da Educação Infantil, da rede Municipal de São Vicente, para que possamos compartilhar conhecimentos e refletir sobre nossa prática docente.


"Ninguém ignora tudo. Ninguém sabe tudo. Todos nós sabemos alguma coisa. Todos nós ignoramos alguma coisa. Por isso aprendemos sempre."

Paulo Freire


sábado, 23 de março de 2013

"PROGRAMA OUVIR E BRINCAR"




PESSOAL!!!

     Vem aí o Programa Ouvir e Brincar que apresenta a musicalização como mecanismo de desenvolvimento da inteligência e integração de crianças das creches e EMEIs de São Vicente. Além de contribuir com o processo de aprendizagem, estimula a capacidade física e mental e contribui para a harmonia pessoal, a integração e a inclusão social.            Mostra ainda que o papel da música na Educação vai além da questão estética ou da mera iniciação musical na primeira infância.
     Ao utilizar essa forma de comunicação universal, as possibilidades e reflexos tornam-se infinitos: de uma sala de aula mais alegre e receptiva, à gradativa construção de um bem cultural particularizado a cada educando, a partir da experimentação de gêneros e estilos musicais, com o senso crítico que a prática possibilita.



     Por fim, ao utilizar material reciclável para a construção de instrumentos de percussão, o PROGRAMA OUVIR E BRINCAR viabiliza seu lado lúdico, capaz de estimular não só os educadores envolvidos, mas também dos educandos para criarem novas formas de comunicação a partir da música.




A IMPORTÂNCIA DA MUSICALIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL


     Por seu poder criador e libertador, a música torna-se um poderoso recurso educativo a ser utilizado na Pré-Escola. É preciso que a criança seja habituada a expressar-se musicalmente desde os primeiros anos de sua vida, para que a música venha a se constituir numa faculdade permanente de seu ser.
A música representa uma importante fonte de estímulos, equilíbrio e felicidade para a criança. Assim, na Educação Infantil os fatos musicais devem induzir ações, comportamentos motores e gestuais (ritmos marcados caminhando, batidos com as mãos, e até mesmo falados), inseparáveis da educação perceptiva propriamente dita.
      Até o primeiro ano de vida, as janelas escancaradas são as dos sentidos. “A criança está aberta para receber” , diz Muszkat. Contar histórias, pôr música na vitrola, agarrar e beijar, brincar com a fala são estímulos que ajudam o aperfeiçoamento das ligações neurais das regiões sensoriais do cérebro.
Gardner admite que a inteligência musical está relacionada à capacidade de organizar sons de maneira criativa e à discriminação dos elementos constituintes da Música. A teoria afirma que pessoas dotadas dessa inteligência não precisam de aprendizado formal para colocá-la em prática. Isso é real, pois não está sendo questionado o resultado da aplicação da inteligência, mas sim a potencialidade para se trabalhar com a música.
       Musicalidade é a tendência ou inclinação do indivíduo para a música. Quanto maior a musicalidade, mais rápido será seu desenvolvimento. Costuma revelar-se na infância e independe de formação acadêmica.
Musicalização é um processo cognitivo e sensorial que envolve o contato com o mundo sonoro e a percepção rítmica, melódica e harmônica. Ela pode ocorrer intuitivamente ou por intermédio da orientação de um profissional.
       Se todos nascem potencialmente inteligentes, a musicalidade e a musicalização intuitiva são inerentes a todo ser humano. No entanto, apenas uma porcentagem da população as desenvolvem. Grandes nomes considerados gênios da música iniciaram seus estudos na infância, Mozart, Beethoven, Bach, Carlos Gomes e Villa Lobos, entre outros iniciaram seus estudos tendo como mestres os seus respectivos pais.
Embora o incentivo ambiental familiar e a iniciação na infância sejam positivos, não são essenciais na formação musical. Outros fatores podem ser estímulos favoráveis ao desenvolvimento da inteligência musical: a escola, os amigos, os meios de comunicação...
      Talento e conhecimento caminham sempre juntos e um depende do outro. Quanto maior o talento mais fácil se torna o conhecimento. Quanto maior o conhecimento, mais se desenvolve o talento.
fonte:  http://upedagogas.blogspot.com.br/

Um comentário:

  1. departamento infantil24 de março de 2013 às 11:42

    Tenho certeza que o resultado vai ser maravilhoso!

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