2º encontro de educadores reúne cerca de 2.700 profissionais
Palestras abordaram temas motivacionais e educação financeira
Motivar, integrar e formar multiplicadores. Com esses objetivos ocorreu, nesta terça-feira (30), o segundo dia do 2º Encontro de Educadores de São Vicente, que reuniu cerca de 1.000 professores da Área Continental, no Centro de Convenções da Costa da Mata Atlântica.
Aproximadamente 2.700 docentes participam do evento, que teve início nesta segunda-feira (29) com a presença de 1.700 professores da Área Insular e, segue até amanhã (31).
De acordo com a secretária de Educação, Creuza Calçada, o encontro é um momento de aprendizado. “Em uma das palestras abordaremos a educação financeira, tema muito importante atualmente. A intenção de falarmos sobre isso com os professores é que depois passem as informações aos alunos”, enfatizou.
Já o vice-prefeito, João da Silva, ressaltou a integração proporcionada pelo encontro. “Muitos professores não se conhecem, então essa é uma ótima oportunidade para confraternizarem. Estou gostando muito”.
Além da palestra sobre educação financeira, ministrada pela consultora Ana Rosa Vilches, na segunda-feira, e pelo consultor Edward Claudio Junior, nesta terça-feira, os participantes assistiram, ainda, a palestra motivacional dada pelo doutor, mestre e professor Luis Vicente Ferreira. Amanhã (31), diretores, assistentes de direção e coordenadores pedagógicos das unidades escolares, Centros de Conveniência e Formação (CECOF´s) e creches assistirão ao filme “Machuca”, das 9h30 às 12h30, Cine Roxy, no Brisamar Shopping.
Palestras – Na palestra “Projeto de Vida e as Competências necessárias à Educação do Século XXI”, Luiz Vicente Ferreira destacou a importância do desenvolvimento de competências e habilidades. “Está comprovado que os índices de educação são melhores quando as crianças sabem para que elas estão aprendendo. Por isso, nós precisamos abandonar essa tradição do conteúdo e teorias, que devem fazer parte de uma prática onde podemos apontar qual o uso daquele assunto na sociedade, já que quando eu sei para que serve, faço uso e me sinto feliz”.
Especialista em neuropedagogia, Ferreira realizou uma dinâmica e mostrou dois vídeos aos participantes. “O objetivo é fazer o professor repensar em sua atividade e em seu projeto de vida. A proposta é realimentar as forças para lidar com as gerações futuras”, completou.
Com a palestra “A importância da Educação Financeira na Qualidade de Vida das Pessoas”, o consultor Edward Claudio Junior visou provocar no público uma reflexão sobre ações realizadas no presente para garantir um futuro melhor. “Vemos que as pessoas que não tem uma boa educação financeira possuem uma baixa qualidade de vida, pois, devido ao grau de endividamento muito alto não conseguem realizar seus sonhos. Então, trabalhamos a questão da importância de consumir na hora certa e de comprar com planejamento para evitar entrar em dívidas”.
Segundo Junior, o tema é muito relevante aos professores e alunos. “É de fundamental importância falar sobre isso com professores, pois esses profissionais podem ajudar a educar as crianças financeiramente. Além disso, receber desde criança este tipo de conhecimento permite ao jovem a administrar melhor o dinheiro quando for para mercado de trabalho”, finalizou.
Para a professora da EMEF Francisco Martins dos Santos, Ingrid Rodrigues da Silva o encontro é uma oportunidade de estar em contato com outros docentes. “Nestes momentos podemos trocar experiências. E quanto às palestras, mostram que todos vestimos a mesma camisa”, disse.
Já a professora Josenilda Trindade, que atua no município há 15 anos, aprovou os temas abordados. “A palestra foi muito interessante. Gostei muito da questão levantada sobre saber olhar o outro”, afirmou.