Departamento de Educação Infantil

Este é um espaço especialmente destinado para os professores da Educação Infantil, da rede Municipal de São Vicente, para que possamos compartilhar conhecimentos e refletir sobre nossa prática docente.


"Ninguém ignora tudo. Ninguém sabe tudo. Todos nós sabemos alguma coisa. Todos nós ignoramos alguma coisa. Por isso aprendemos sempre."

Paulo Freire


sábado, 20 de abril de 2013

"Projeto Horta na Escola Despertando Habilidades, Trabalhando Valores"




“Nada do que vivemos tem sentido se não tocarmos o coração das            pessoas”
                                                                                      
                                                                                                               Cora Coralina



                                                                                                                                                            
               

   
      O Departamento de Educação Infantil propõe as unidades escolares o Projeto Horta na Escola Despertando Habilidades, Trabalhando Valores a fim de que os educadores possam trabalhar conceitos que irão além da colheita de alimentos plantados pelos alunos. A proposta é também o plantio de valores que deverão permear a vida dos envolvidos.





A HORTA
(Rubem Alves, em "O Quarto do Mistério")

Horta como o lugar
onde crescem as
coisas que, no
momento próprio,
viram saladas,
refogados, sopas e suflês.
Também isso. Mas não só.
Gosto dela, mesmo
que não tenha nada
para colher.
Ou melhor: há sempre
o que colher, só que
não para comer.
Pois é, horta é algo mágico, erótico,
onde a vida cresce
e também nós, no que plantamos.
Daí a alegria.
E isso é saúde,
porque dá vontade de viver.
Saúde não mora no corpo,
mas existe entre o
corpo e o mundo -
é o desejo, o
apetite, a nostalgia,
o sentimento de
uma fome imensa
que nos leva a desejar o mundo inteiro.


                O projeto consiste em inserir atividades lúdicas e práticas de forma pedagógica no cotidiano escolar. As atividades envolvem as crianças da Educação Infantil por acreditar que nesta fase os alunos memorizam com mais facilidade os aprendizados e que, possivelmente, serão lembrados para toda vida.
                “Sendo a escola o ambiente propício para o processo educativo, o professor é o membro central da equipe de saúde escolar pois, além de ter maior contato com os alunos, está envolvido na realidade social e cultural de cada discente e possui uma similaridade comunicativa”. (Ministério da Educação, 2010).
                A partir do século XXI, mediante as transformações sociais, as quais a humanidade está tentando adaptar-se, muitas coisas mudaram. São muitos os conceitos que eram considerados certos e que foram tomados como errôneos ou simplesmente caíram em desuso. Contudo, mudança nem sempre simboliza melhoria. Sabemos que a industrialização trouxe muitos prejuízos à saúde da vida moderna e, junto com ela vieram os hábitos cômodos de alimentar-se de forma mais prática e que exija menor esforço. Assim sendo, enlatados, embutidos e congelados conquistaram multidões de pessoas apressadas ou acomodadas.
                Entretanto, o velho prazer de cultivar o alimento até que ele chegue à mesa, tornou-se uma prática desconhecida por muitos. É comum entre cidadãos a total quanto os métodos de cultivo e produção de alimentos. Pouco se sabe sobre tais atividades. Diante de uma conduta social pré-estabelecida, lembramos as palavras de Paulo Freire (1980) ao afirmar que somente a conscientização comporta ao indivíduo a capacidade de ir além ao analisar a realidade de forma espontânea. A consciência conduz ao conhecimento da realidade a ponto de intervir para muda-la.
                Segundo Petrônio (2004), a formação da consciência só é possível a partir da reflexão, associação e exploração da realidade. Assim sendo, para que aconteça um processo de conscientização é necessário que haja contato com diversos pontos de vista a cerca do mesmo objeto de análise.
                Conhecer a composição e a origem dos alimentos a serem consumidos pode fazer a diferença na vida da crianças e refletir nos hábitos de uma cultura mais cuidadosa. “O que se faz agora com as crianças é o que elas farão depois com a sociedade”. (Karl Mannheimvy).
DICAS DE LEITURA
·        Verdura? Não! - Claire Llewellyn e Mike Gordon - Scipione
·         As viagens dos alimentos - Janaína Amado Luiz Carlos Figueiredo - Atual
·         A greve das hortaliças  - Regina Sormaani Ferreira - Paulinas
·         A vida da minhoca - Rosicler Martins Rodrigues  - Moderna
·         O Sanduíche da Maricota  - Avelino Guedes - Moderna
·         Nhac- nhac! De onde vem a comida? -  Micch Manning e Brita Granstrom - Àtica
·         Que horta -  Tatiana Belinky - Paulus
·         Bruxilda e a pirâmide dos alimentos  - Arlette Piai -  Elementar
·         O verde e a vida  - Sônia Marina Muhringer Heloísa Gebara  - Àtica
         
   

3 comentários:

  1. Que tal meninas,gostaram da postagem?Nossa ATP caprichou ,gostaram? é só começar!Bom trabalho.

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  2. GOSTEI MUITO DA PUBLICAÇÃO!! PELO QUE ENTENDI ESTE PROJETO VISA MAIS A FORMAÇÃO DE VALORES DO QUE O PLANTIO DOS ALIMENTOS.

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  3. Muito legal msm as crianças tendo contato com a terra na horta

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