“Nada do que vivemos tem sentido se não tocarmos o coração das pessoas”
Cora Coralina
O Departamento de Educação Infantil propõe as unidades escolares o Projeto Horta na Escola Despertando Habilidades, Trabalhando Valores a fim de que os educadores possam trabalhar conceitos que irão além da colheita de alimentos plantados pelos alunos. A proposta é também o plantio de valores que deverão permear a vida dos envolvidos.
A HORTA
(Rubem Alves, em "O Quarto do Mistério")
Horta como o lugar
onde crescem as
coisas que, no
momento próprio,
viram saladas,
refogados, sopas e suflês.
Também isso. Mas não só.
Gosto dela, mesmo
que não tenha nada
para colher.
Ou melhor: há sempre
o que colher, só que
não para comer.
Pois é, horta é algo mágico, erótico,
onde a vida cresce
e também nós, no que plantamos.
Daí a alegria.
E isso é saúde,
porque dá vontade de viver.
Saúde não mora no corpo,
mas existe entre o
corpo e o mundo -
é o desejo, o
apetite, a nostalgia,
o sentimento de
uma fome imensa
que nos leva a desejar o mundo inteiro.
O
projeto consiste em inserir atividades lúdicas e práticas de forma pedagógica
no cotidiano escolar. As atividades envolvem as crianças da Educação Infantil
por acreditar que nesta fase os alunos memorizam com mais facilidade os
aprendizados e que, possivelmente, serão lembrados para toda vida.
“Sendo
a escola o ambiente propício para o processo educativo, o professor é o membro
central da equipe de saúde escolar pois, além de ter maior contato com os
alunos, está envolvido na realidade social e cultural de cada discente e possui
uma similaridade comunicativa”. (Ministério da Educação, 2010).
A
partir do século XXI, mediante as transformações sociais, as quais a humanidade
está tentando adaptar-se, muitas coisas mudaram. São muitos os conceitos que
eram considerados certos e que foram tomados como errôneos ou simplesmente
caíram em desuso. Contudo, mudança nem sempre simboliza melhoria. Sabemos que a
industrialização trouxe muitos prejuízos à saúde da vida moderna e, junto com
ela vieram os hábitos cômodos de alimentar-se de forma mais prática e que exija
menor esforço. Assim sendo, enlatados, embutidos e congelados conquistaram
multidões de pessoas apressadas ou acomodadas.
Entretanto,
o velho prazer de cultivar o alimento até que ele chegue à mesa, tornou-se uma
prática desconhecida por muitos. É comum entre cidadãos a total quanto os
métodos de cultivo e produção de alimentos. Pouco se sabe sobre tais
atividades. Diante de uma conduta social pré-estabelecida, lembramos as
palavras de Paulo Freire (1980) ao afirmar que somente a conscientização
comporta ao indivíduo a capacidade de ir além ao analisar a realidade de forma
espontânea. A consciência conduz ao conhecimento da realidade a ponto de
intervir para muda-la.
Segundo
Petrônio (2004), a formação da consciência só é possível a partir da reflexão,
associação e exploração da realidade. Assim sendo, para que aconteça um
processo de conscientização é necessário que haja contato com diversos pontos
de vista a cerca do mesmo objeto de análise.
Conhecer
a composição e a origem dos alimentos a serem consumidos pode fazer a diferença
na vida da crianças e refletir nos hábitos de uma cultura mais cuidadosa. “O
que se faz agora com as crianças é o que elas farão depois com a sociedade”.
(Karl Mannheimvy).
Artigo
encontrado em http://www.publicarartigos.com/horta-escolar-educacao-infantil-instrumento-pegdagogico.php#ixzz2QfoErfMM acesso em 16/04/2013
DICAS DE LEITURA
·
Verdura? Não! - Claire Llewellyn e Mike Gordon - Scipione
·
As viagens dos alimentos - Janaína Amado Luiz
Carlos Figueiredo - Atual
·
A greve das hortaliças - Regina Sormaani Ferreira - Paulinas
·
A vida da minhoca - Rosicler Martins Rodrigues - Moderna
·
O Sanduíche da Maricota - Avelino Guedes - Moderna
·
Nhac- nhac! De onde vem a comida? - Micch Manning e Brita Granstrom - Àtica
·
Que horta -
Tatiana Belinky - Paulus
·
Bruxilda e a pirâmide dos alimentos - Arlette Piai - Elementar
·
O verde e a vida
- Sônia Marina Muhringer Heloísa Gebara - Àtica
Que tal meninas,gostaram da postagem?Nossa ATP caprichou ,gostaram? é só começar!Bom trabalho.
ResponderExcluirGOSTEI MUITO DA PUBLICAÇÃO!! PELO QUE ENTENDI ESTE PROJETO VISA MAIS A FORMAÇÃO DE VALORES DO QUE O PLANTIO DOS ALIMENTOS.
ResponderExcluirMuito legal msm as crianças tendo contato com a terra na horta
ResponderExcluir