As Fases Da Escrita Emilia Ferreiro
As Fases da Escrita (Emilia Ferreiro)
- Pré- silábica: não relaciona as letras com os sons da língua falada. A criança tenta nesse nível diferenciar entre desenho e escrita;
- Silábica: interpreta a letra a sua maneira, atribuindo valor de sílaba a cada uma;
- Silábico- alfabética: mistura a lógica da fase anterior com a identificação de algumas silabas;
- Alfabética: passa a dominar plenamente o valor das letras e silabas. Nesta fase a criança ainda não e ortográfica, ou seja, ela ainda não escreve conforme os padrões da norma culta seguindo as regras ortográficas;
Toda a criança passa por estas fases até que ela esteja alfabetizada. A criança pensa sobre a escrita, formulando hipótese sobre ela, como maneira de compreender o que significa. Esta hipótese acontece em todas as crianças e vão evoluindo desde sua primeira fase que é a pré-silábica, na qual ainda não representa através da escrita o aspecto sonoro da fala, até chegar ao padrão alfabético no qual a criança associa sons falados e letras escritas. Desta forma quando a criança faz rabisco ou letras no papel e atribui significados como (asdfgghh e lê¨ mãe você é linda¨), cada um Lê em seus rabisco aquilo que quis escrever , e isso é muito importante para evoluir gradativamente em sua aprendizagem, portanto devemos respeitá-la. O que anteriormente foi considerado um problema nos casos em que se acreditava que a criança escrevia palavras sem sentido, com omissão de letras, hoje é uma importante descoberta para os pais e professores. Sendo assim a criança com mais estimulo e motivação tem maiores chances de construir melhor seu processo de escrita.
- Pré- silábica: não relaciona as letras com os sons da língua falada. A criança tenta nesse nível diferenciar entre desenho e escrita;
- Silábica: interpreta a letra a sua maneira, atribuindo valor de sílaba a cada uma;
- Silábico- alfabética: mistura a lógica da fase anterior com a identificação de algumas silabas;
- Alfabética: passa a dominar plenamente o valor das letras e silabas. Nesta fase a criança ainda não e ortográfica, ou seja, ela ainda não escreve conforme os padrões da norma culta seguindo as regras ortográficas;
Toda a criança passa por estas fases até que ela esteja alfabetizada. A criança pensa sobre a escrita, formulando hipótese sobre ela, como maneira de compreender o que significa. Esta hipótese acontece em todas as crianças e vão evoluindo desde sua primeira fase que é a pré-silábica, na qual ainda não representa através da escrita o aspecto sonoro da fala, até chegar ao padrão alfabético no qual a criança associa sons falados e letras escritas. Desta forma quando a criança faz rabisco ou letras no papel e atribui significados como (asdfgghh e lê¨ mãe você é linda¨), cada um Lê em seus rabisco aquilo que quis escrever , e isso é muito importante para evoluir gradativamente em sua aprendizagem, portanto devemos respeitá-la. O que anteriormente foi considerado um problema nos casos em que se acreditava que a criança escrevia palavras sem sentido, com omissão de letras, hoje é uma importante descoberta para os pais e professores. Sendo assim a criança com mais estimulo e motivação tem maiores chances de construir melhor seu processo de escrita.
Fonte: http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/As-Fases-Da-Escrita-Emilia-Ferreiro/254393.html, acessado em 26/02/2013
Exemplos de atividades:
http://aprendendoeensinando-gabtl.blogspot.com.br/2010/02/fases-da-escrita-emilia-ferreiro.html, acessado em 26/02/2013
Parabéns pela iniciativa
ResponderExcluirA nova equipe está excelente
Adorei o conteúdo deste blog
profª Maria