A Educação
Infantil tem como objetivo proporcionar condições adequadas para promover o bem
estar da criança, seu desenvolvimento físico, emocional, intelectual, moral e
social, a ampliação de suas experiências e estimular o interesse da criança
pelo processo de conhecimento do ser humano, da natureza e da sociedade.
Quanto a
educação especial o Centro Educacional tem por objetivo valorizar as
peculiaridades de cada aluno, atender a todos na escola, incorporar a
diversidade, sem nenhum tipo de distinção. Segundo a LDB Nº 9394/96, art. 59
parágrafo I: “Os sistemas de ensino assegurarão aos educandos com necessidades
especiais: I Currículo, Métodos, Técnicas, Recursos educativos e Organização
específica para atender suas necessidades”.Bem como a acessibilidade desses
educandos.
Desta forma, o
Centro Educacional, em concordância com o Referencial Curricular Nacional para
Educação Infantil (Brasil, 1998, p. 63) tem por objetivo desenvolver as
seguintes capacidades dos educandos:
ü
Desenvolver
uma imagem positiva de si, atuando de forma cada vez mais independente, com
confiança em suas capacidades e percepção de suas limitações;
ü
Descobrir
e conhecer progressivamente seu próprio corpo, suas potencialidades e seus
limites, desenvolvendo e valorizando hábitos de cuidado com a própria saúde e
bem-estar;
ü
Estabelecer
vínculos afetivos e de troca com adultos e crianças, fortalecendo sua
auto-estima e ampliando gradativamente suas possibilidades de comunicação e interação
social;
ü
Estabelecer
e ampliar cada mais as relações sociais, aprendendo aos poucos a articular seus
interesses e pontos de vista com os demais, respeitando a diversidade e
desenvolvendo atitudes de ajuda e colaboração;
ü
Observar
e explorar o ambiente com atitude de curiosidade, percebendo-se cada vez mais
como integrante, dependente e agente transformador do meio ambiente e
valorizando atitudes que contribuam para sua conservação;
ü
Brincar,
expressando emoções, sentimentos, pensamentos, desejos e necessidades;
ü
Utilizar
as diferentes linguagens (corporal, musica, plástica, oral e escrita) ajustadas
às diferentes intenções e situações de comunicação, de forma a compreender e
ser compreendido, expressar suas ideias, sentimentos, necessidades e desejos e
avançar no seu processo de construção de significados, enriquecendo cada vez
mais sua capacidade expressiva;
ü
Conhecer
algumas manifestações culturais, demonstrando atitudes de interesse, respeito e
participação frente a elas e valorizando a diversidade.
Fonte: http://roubervalbarboza.wordpress.com/2010/09/13/objetivos-gerais-da-educacao-infantil/, acessado em 18/02/2013
Fonte: http://roubervalbarboza.wordpress.com/2010/09/13/objetivos-gerais-da-educacao-infantil/, acessado em 18/02/2013
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