Capacidade é o ato pelo qual podemos
aperfeiçoar as habilidades físicas ou motoras, do educando, considerando os
dons, talentos, as necessidades especiais e as aptidões respeitando as
individualidades de cada um nos âmbitos culturais, sociais e econômicos.
As capacidades de ordem física estão
associadas à possibilidade de apropriação das potencialidades corporais, ao
auto conhecimento, ao uso do corpo na expressão das emoções e ao deslocamento
com segurança.
As capacidades de ordem cognitiva estão
associadas ao desenvolvimento dos recursos para pensar, o uso e apropriação de
formas de representação e comunicação envolvendo resolução de problemas.
As capacidades de ordem afetiva estão
associadas à construção da auto-estima, às atitudes no convívio social, à compreensão
de si mesmo e dos outros.
As capacidades de ordem estética estão
associadas à possibilidade de construção de valores que norteiam a ação das
crianças.
As capacidades de relação interpessoal
estão associadas à possibilidade de estabelecimento de condições para o
convívio social. Isso implica aprender a conviver com as diferenças de
temperamentos, de intenções, de hábitos e costumes, de cultura etc.
As capacidades de inserção social estão
associadas à possibilidade de cada criança perceber-se como membro participante
de um grupo de uma comunidade e de uma sociedade. Para
que se possa atingir os objetivos é necessário selecionar conteúdos que
auxiliem o desenvolvimento destas capacidades. (BRASIL ,1998)
Fonte: http://roubervalbarboza.wordpress.com/2010/09/13/objetivos-gerais-da-educacao-infantil/, acessado em 19/02/2013
Fonte: http://roubervalbarboza.wordpress.com/2010/09/13/objetivos-gerais-da-educacao-infantil/, acessado em 19/02/2013
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