Departamento de Educação Infantil

Este é um espaço especialmente destinado para os professores da Educação Infantil, da rede Municipal de São Vicente, para que possamos compartilhar conhecimentos e refletir sobre nossa prática docente.


"Ninguém ignora tudo. Ninguém sabe tudo. Todos nós sabemos alguma coisa. Todos nós ignoramos alguma coisa. Por isso aprendemos sempre."

Paulo Freire


sexta-feira, 28 de junho de 2013


AS MANIFESTAÇÕES POPULARES E A EDUCAÇÃO INFANTIL





          As manifestações populares destes últimos dias configuram um fenômeno que merece análise e discussão sobre o tema. E isso deve ser feito desde a Educação Infantil, pois fazemos parte de uma sociedade e nossas crianças de forma direta ou indiretamente participam destas movimentações. Se o nosso objetivo é trabalhar o desenvolvimento do pensamento crítico esta é uma grande oportunidade.
          Ficamos felizes em ver milhares de pessoas se manifestando nas ruas com cartazes, faixas e rostos pintados expressando suas reivindicações. O problema é que as divergências daquilo que se deseja estão se tornando grandes demais e as pessoas estão ficando confusas.
             É preciso trabalhar a importância dos movimentos sociais, estimulando nossas crianças a exercitarem seus direitos com questionamentos que podem ser realizados nas atividades básicas desenvolvidas até nas creches. É comum sermos questionados, por nossos pequenos e isso é importante para a construção de valores, ética e cidadania.
         Desenvolver atividades com o objetivo de aprender a questionar, argumentar ideias, encontrar soluções para problemas comuns a um grupo não é tarefa fácil. Nossas crianças precisam conhecer seus direitos e deveres, entender que nosso país possui um presidente eleito pela vontade do povo. Que existem leis criadas organizar diferentes situações.
Nós educadores precisamos estar atentos a todas as mudanças que o mundo nos oferece para que nossos novos “brasileirinhos” aproveitem as oportunidades das diversidades e lutas para construção de uma sociedade mais justa e solidária.

Nenhum comentário:

Postar um comentário