Departamento de Educação Infantil

Este é um espaço especialmente destinado para os professores da Educação Infantil, da rede Municipal de São Vicente, para que possamos compartilhar conhecimentos e refletir sobre nossa prática docente.


"Ninguém ignora tudo. Ninguém sabe tudo. Todos nós sabemos alguma coisa. Todos nós ignoramos alguma coisa. Por isso aprendemos sempre."

Paulo Freire


terça-feira, 4 de junho de 2013

QUERIDOS VISITANTES,


ESTAMOS POSTANDO UM PROJETO QUE PODERÁ SERVIR COMO INSTRUMENTO NORTEADOR PARA AS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NO MÊS DE JUNHO E JULHO, MESES ONDE AS UNIDADES DE ENSINO ESTÃO ENVOLVIDAS NOS FESTEJOS JUNINOS. MAS, MUITO ALÉM DA COMEMORAÇÃO É IMPORTANTE TRABALHAR ALGUNS CONCEITOS BEM SIGNIFICATIVOS COM NOSSOS PEQUENOS.


PROJETO: CHEGOU A HORA DA FOGUEIRA, É NOITE    DE SÃO JOÃO!!!!






PÚBLICO-ALVO: Alunos da Educação Infantil


JUSTIFICATIVA

Chegamos ao mês de junho.  Ensaiar a quadrilha, enfeitar a escola... Chega o dia da festa e pronto! Mas qual é o significado dos festejos juninos?
A Festa Junina é uma boa oportunidade de engajar diversas atividades interdisciplinares e ampliar o universo linguístico de nossas crianças, pois se constitui uma temática rica onde podem ser explorados diversos tipos de linguagens, resgate de brincadeiras e culinária típica. A escola tem um importante papel na valorização das tradições, por esse motivo este projeto irá integrar a comunidade escolar e será desenvolvido durante todos os meses de junho e julho.

OBJETIVO GERAL

•         Resgatar e incentivar nos alunos o gosto pelas festas juninas e julinas, oferecendo-lhes oportunidade de descontração, socialização e ampliação de seu conhecimento através de atividades diversificadas, brincadeiras, pesquisa e apresentações características destes festejos que fazem parte do folclore brasileiro, ressaltando seus aspectos, popular, social e cultural no âmbito escolar.



OBJETIVOS ESPECÍFICOS


·                     Conhecer as características das festas juninas em diferentes regiões do país; 
·                      Desenvolver o interesse e gosto pela tradição; 
·                      Planejar a realização de uma Festa Junina; 
·                      Resgatar a memória das Festas Juninas; 
·                      Enriquecer o conhecimento dos alunos quanto à história das Festas Juninas; 
·                      Sociabilizar os alunos;
·                      Desenvolver o ritmo, compasso e criatividade; 
·                      Conhecer a história dos santos padroeiros: Santo Antônio, São João e São Pedro; 
·                      Desenvolver o gosto por comidas típicas das festas juninas; 
·                      Conscientizar a família sobre os riscos de soltar balões;    

Conteúdos englobados:

·                     Linguagem oral e escrita: Através das músicas, poesias e artesanatos; 
·                     Música e Movimento:  Através das danças típicas; 
·                     Matemática: Contagem, cores, conceitos de tamanhos.
·                     Natureza e Sociedade: Preservação e Conservação do ambiente, características das festas juninas.
·                     Artes: através da confecção da decoração para a festa e dos trabalhos de pintura; 
·                     Ciências: experiências com a culinária típica;


Dicas de Desenvolvimento:

·                    Decorar a sala com motivos de festa junina; 
·                   Contar lenda bumba meu boi (típica das festas juninas no Nordeste); 
·                   Fazer cuscuz, pipoca, milho cozido, arroz doce (comidas típicas de festas juninas); 
·                   Confecção de balões e bandeirinhas; 
·      Conversa informal sobre os motivos das comemorações das festas juninas (homenagem a São João, Santo Antônio e São Pedro);
·                      Músicas de festa Junina; 
·                      Ensaiar uma dança para a festa; 
·                      Confecção e prendas para colocar nas barracas de brincadeiras;




ÁREA DE CONHECIMENTO                                                                        
LINGUAGEM ORAL/ LINGUAGEM ESCRITA
OBJETIVOS
•               Explorar as cantigas apresentadas
•               Ampliar o vocabulário.
•               Identificar as letras do alfabeto.
•                Revisar as letras já trabalhadas A,E,I,C,M e P.
•                Trabalhar a escrita espontânea das letras do alfabeto.
•                Apresentar a letra B de Balão/Bandeirinha
•                Reconhecer a letra B.
•                Apresentar a letra F de fogo/ fogueira
•                Reconhecer a letra F
•                Apresentar a letra P de pipoca/papai
•                Reconhecer a letra P
•                Apresentar o M de maçã do amor / milho / mamãe
•                Reconhecer a letra M
•                Identificar as letras que compõem seu nome.
•                Trabalhar a escrita espontânea do nome

DESENVOLVIMENTO
                                                                                                         
•         Todas essas atividades serão elaboradas a partir do tema deste projeto, ou seja, as imagens utilizadas para a apresentação das letras do alfabeto, por exemplo, deverão ser contextualizadas, a letra B de boneca, será o B da bandeirinha, o F de fada será o F de fogueira, e assim por diante...

ÁREA DE CONHECIMENTO                 
MATEMÁTICA:
OBJETIVOS

·         Reconhecer as diferentes cores: vermelho, verde, amarelo, branco, azul
·            Identificar os numerais 1 e 2.
·             Exercitar a contagem 0-10.
·             Apresentar os numerais 3, 4 e 5
·             Explorar os conceitos:
ü  Grande / Pequeno
ü  Maior  / Menor
ü  Dentro  / Fora
ü  Cheio / Vazio

·         Medidas culinárias: Fazendo Pipocas, Maçã do Amor e Bolo de Milho.
           

DESENVOLVIMENTO
·         Trabalhar as cores, os números, os conceitos matemáticos e os exercícios de contagem de forma lúdica:

ü Com manipulação de materiais móveis (cores) ;
ü Números móveis – trabalhar o reconhecimento das cores, quantidade, sequencia numérica;
ü  Explorar os conceitos matemáticos usando exemplos concretos como caixas, garrafas plásticas, etc...
•         Não esquecendo que também são importantes as atividades de registro, fixação, em sala e para casa.


ÁREA DE CONHECIMENTO        
NATUREZA E SOCIEDADE:
OBJETIVOS 
·         Conhecer as características específicas das comemorações juninas:
ü    As vestimentas usadas.
ü    As comidas típicas
ü    As brincadeiras

•               Sensibilizar para as questões de preservação e conservação do Meio Ambiente:
ü  Cuidado com as fogueiras
ü  Desmatamento
ü  Queimadas
DESENVOLVIMENTO
•         Apresentar para as crianças algumas peças dos trajes tipos nas comemorações juninas, sendo eles, o vestido caipira, o chapéu de palha, a calça comprida com retalhos e explorar nessas vestimentas suas cores, seu tamanho, etc...
•         As comidas típicas teremos a oportunidade de degustar durante o projeto algumas em sala de aula.
•         As brincadeiras juninas também serão contempladas em forma de jogos de equipes e individuais.
•         Durante a conversa na rodinha, explicarei que é muito comum e faz parte do nosso folclore, acender fogueiras em homenagem aos santos do mês de junho, mas que para isso alguns cuidados devem ser tomados para evitarmos as queimadas e o desmatamento por consequência do fogo.


ÁREA DE CONHECIMENTO     
MÚSICA E MOVIMENTO
OBJETIVOS
·                       Explorar oralmente as canções:
•              Cai cai balão
•              Pula a fogueira iá iá
•              Isso é lá com Santo Antônio
•               O balão vai subindo, vai caindo a garoa...
•              A dança dos pezinhos
•              Explorar as brincadeiras e jogos juninos a fim de promover a integração e o trabalho em equipe; tais como:
•     Corrida com o ovo na colher
•     Corrida de saco
•     Bola ao cesto
•     Pescaria
•     Calçando os sapatos
•     Tiro ao alvo
•     Dança com chapéu
•     Estoura balões
•     Bola na lata
•     Cabra cega
•     Dança da laranja
•     Dança da cadeira

DESENVOLVIMENTO
            •         Explorar oralmente as músicas juninas, bem como as mesmas escritas em cartazes, possibilitando assim a identificação das letras que estaremos estudando no período, como também o reconhecimento das cores das imagens ali apresentada.
•         Organizar durante o projeto os dias das brincadeiras juninas, favorecendo ao contato com as mais diversas formas de jogos e brincadeiras.

ÁREA DE CONHECIMENTO     
ARTES:
OBJETIVOS           

•              Apreciar a obra de arte de Alfredo Volpi – As Bandeirinhas
•              Explorar atividades escolares artísticas como colagem e pintura de desenhos com o tema junino.          
DESENVOLVIMENTO
•         Apresentar a obra de Alfredo Volpi e pedir para que eles relatem o que estão observando, o que está pintado. Explorarei as cores das bandeirinhas ali pintadas. Como atividades, inspiradas na obra de Volpi, faremos:
ü  Desenhar cada um a sua própria bandeirinha;
ü  Pintar com guache as bandeirinhas na folha de sulfit;
ü  Colagem de bandeirinhas de TNT no papel paraná;
•         Atividades como:
ü  Pintura com guache no milho;
ü  Colagem de papel crepom branco amassado fazendo como se fosse pipocas;
ü  Pintura do balão típico da festa junina;
ü  Pintando a fogueira de São João

OBJETIVOS:
Apreciar a degustação de receitas tipicamente junina, tais como:
ü  Maçã do Amor
ü  Pipoca doce e Salgada
ü  Bolo de milho
ü  Mingau de milho branco         

•       DESENVOLVIMENTO
 Organizar o momento culinário com a turma onde possa ser realiza as receitas apresentadas: maçã do amor e pipoca doce e salgada. O bolo de milho e o mingau de milho branco, pedir a colaboração dos pais para a degustação na sala.



Alfredo Volpi:
O pintor das Bandeirinhas!
 Alfredo Volpi nasceu em Lucca, Itália, a 14 de abril de 1896. Em 1897, a família Volpi emigra para São Paulo e se estabelece na região do Ipiranga, com um pequeno comércio. Destino comum aos filhos de imigrantes italianos, Volpi inicia-se em trabalhos artesanais e, em 1911, torna-se pintor decorador. Talvez daí decorra o gosto pelo trabalho contínuo e gradual da sua linguagem estética, próprio da valorização de um “saber fazer”.





MÚSICAS JUNINAS:  

      
CAI CAI BALÃO
Cai cai balão
Cai cai balão, cai cai balão
Na rua do sabão
Não Cai não, não cai não, não cai não
Cai aqui na minha mão !

Cai cai balão, cai cai balão
Aqui na minha mão
Não vou lá, não vou lá, não vou lá
Tenho medo de apanhar !

CAPELINHA DE MELÃO

Capelinha de Melão é de São João
É de Cravo é de Rosa é de Manjericão
São João está dormindo
Não acorda não !
Acordai, acordai, acordai, João!

A DANÇA DO PEZINHO –
Ai bota aqui
Ai bota aqui o seu pézinho
Seu pézinho bem juntinho com o meu (BIS)

E depois não va dizer
Que você se arrependeu ! (BIS)



SONHO DE PAPEL
Carmen Miranda
(Estribilho)
E o balão vai subindo, vem caindo a garoa
O céu é tão lindo e a noite é tão boa
São João, São João!
Acende a fogueira no meu coração!
E o balão vai subindo, vem caindo a garoa
O céu é tão lindo e a noite é tão boa
São João, São João!
Acende a fogueira no meu coração!



PULA FOGUEIRA
(João Bastos Filho e Getúlio Marinho)
Pula a fogueira, yayá
Pula a fogueira, yoyô
Cuidado para não se queimar
Olha que a fogueira
Já queimou o meu amor


RECEITAS

Receita de Pipoca Colorida
Categoria: Receitas de Lanches
Dificuldade de Preparo da Receita: fácil
Temperatura da Receita: frio
Ingredientes:
• 3 xícaras (chá) de açúcar
• 5 xícaras (chá) de pipoca já estourada
• 6 colheres (café) de corante alimentício na cor de sua preferência
• 1½ xícara (chá) de água
Preparo da Receita
•          Numa panela coloque o açúcar, a água e deixe atingir o ponto de fio mole (aproximadamente 20 minutos), coloque o corante. Depois coloque sobre as pipocas, mexendo bem para espalhar bem a calda.
•          Dica para esta receita
•          Fonte: Globo / Mais Você     


RECEITA DE MAÇÃ DO AMOR – Simples  (fácil)

Ingredientes:
1 kg de açúcar
500 ml de água
1 colher (sopa) de vinagre
Corante vermelho (pó ou líquido)
12 maçãs (pequena/média)
Palitos de sorvete
Modo de Fazer:
1. Primeiro lave e seque as maçãs
2. Espete-as com 1 ou 2 palitos (ajudará na firmeza na hora de caramelizar)
3. Unte formas de alumínio (pode ser de bolo) com um pouco de óleo.
Calda:
1. Coloque a água, açúcar, vinagre e o corante dentro de uma panela
2. Nesta receita não se usa nenhuma colher (pois, pode açucarar a calda)
3. Misture/mexendo apenas a panela – Não use nenhum tipo de colher, pois, pode quebrar o ponto da calda
4. Até a fervura da calda você, pode usar fogo alto, quando ferver, mude para o fogo médio e mantenha por aproximadamente 25 minutos.
5. Mergulhe a ponta de um palito de sorvete na calda e pingue na forma em segundos pressione com o dedo (ela amassará) solte sobre a forma, se ela fizer barulho de sólida desligue imediatamente e comece o processo de mergulhar as maçãs e colocá-las sobre a forma previamente untada
6. Note que o ideal é realizar este processo o mais breve possível, pois a calda vai , naturalmente endurecendo.
Prontinho, depois é so saborear , se quiser pode guardar na geladeira por até 3 dias.
Fonte: tudo gostoso – 
receita de César Ossamu



Nenhum comentário:

Postar um comentário