TRABALHAR COM VALORES EDUCAÇÃO INFANTIL
Trabalhar valores éticos e morais
na Educação Infantil é muito importante, uma vez que a infância é
o alicerce da vida e o adulto é produto daquilo que vivencia e aprende, também, nos seus primeiros anos de
escola.
Temos a necessidade de rever a
prática docente dos profissionais de Educação Infantil, pelo fato de nos
encontrarmos num momento de desestabilização dos valores humanos, valores estes
sem os quais é impossível viver bem em sociedade.
É preciso que nossas escolas
ensinem valores humanos, como cortesia, compaixão, generosidade, doçura, lealdade,
respeito, etc. A ausência desses valores acarreta indisciplina e falta de
educação. La Taille (1998) afirma que “(...) Se as escolas não têm educação
moral e ética no seu currículo diário, ela - a escola - não deve reclamar da
indisciplina de seus alunos (...)”
Os profissionais de Educação
Infantil devem se preocupar com a formação integral de seus alunos, não somente
com o desenvolvimento cognitivo e intelectual, pois é na faixa etária que vai
dos 3 aos 6 anos que as crianças começam a construir sua identidade. Então é
fundamental a abordagem de assuntos relacionados aos valores humanos, para a
construção de indivíduos mais “humanos” e, consequentemente, uma sociedade mais
justa.
Segundo Rios (2003, p. 40), os
saberes necessários para o convívio e a inserção de maneira agradável na
sociedade se dão através de saberes adquiridos na escola. Afirma a autora
que
(...) A instituição escolar tem
como função especifica a influência do ensinar e, à medida que se destina a
ensinar, a convencer os sujeitos, transmitindo-lhes os saberes necessários para
direcionar sua inserção na sociedade.
POR QUE
ENFATIZAR OS VALORES MORAIS E ÉTICOS A PARTIR DA EDUCAÇÃO INFANTIL?
Segundo La Taille (1998), Moral é
o conjunto de deveres derivados da necessidade de respeitar as pessoas, nos
seus direitos e na sua dignidade. Ética é a reflexão sobre a felicidade e sua
busca, a procura de uma vida significativa, uma “boa vida”.
Segundo a LDB 9394/96, no artigo
29, Educação Infantil é a primeira etapa da educação básica, tem como
finalidade o desenvolvimento integral da criança até cinco anos de idade, em
seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da
família e da comunidade.
Seguindo preceitos da LDB
9394/96, é atribuição dos profissionais de Educação Infantil trabalhar o aluno
como um todo - e não como um ser fragmentado -
em parceria com a família.
Todavia, em nossa realidade, essa parceria acaba dificultada, uma vez
que o aluno passa a maior parte do tempo na escola. Então, cabe à instituição
escolar tentar suprir essa carência.
O fato de nascermos não nos torna
um cidadão. A construção do cidadão e da cidadania se dá se maneira paulatina.
Nosso primeiro contato é o familiar, quando, geralmente, alguns ensinamentos
nos são passados. Posteriormente, o individuo é inserido em um ambiente novo –
a escola - ,onde encontra outros
indivíduos, com opiniões e vontades diferentes. Dessa forma, a escola não deve
se prender somente à construção do conhecimento de conteúdos, e sim levar o
aluno à reflexão e a descoberta de valores que são necessários à vida humana.
A escola de Educação Infantil tem de centrar
seu trabalho no desenvolvimento da autonomia de seus alunos; o educador tem de
intervir e explicar, de modo claro e objetivo, as normas e os princípios que
balizam as relações sociais e não somente falar sobre o que deve – ou não deve
- ser feito. Segundo La Taille, os valores morais e
éticos que norteiam o comportamento do
indivíduo precisam ficar claros, não podem ser confusos ou inexistentes.
Através dos valores adquiridos na infância é que se forma um individuo atuante
e produtivo para a sociedade.
A importância de trabalharmos
valores humanos a partir da Educação Infantil é projetar uma sociedade mais
justa e igualitária, sem grandes conflitos. O trabalho com valores humanos não
se dá por força e nem por violência e sim através da ludicidade, rodas de
conversas diárias, e em todos os momentos em que forem necessárias as
intervenções do educador.
Como já foi dito, a função do
educador ultrapassa os limites da mera transmissão de conhecimentos; deve esse
profissional considerar o educando como um ser humano em toda a sua plenitude.
Deve estar atento a cada etapa do processo educacional para que, por meio de um
diálogo franco e igualitário, possa ajudar
seu aluno a tornar-se um cidadão, na mais plena acepção da palavra.
Pinóquio :verdade/mentira, amor, família
Ratatouille: família, amizade, trabalho em equipe, companheirismo
Sherek : amor, diversidade, amizade, inclusão
Vida de Inseto: coragem, determinação, trabalho em equipe
Walle: respeito ao meio
ambiente, saúde, lixo, consumismo
Monstros S.A. : medo, coragem, amor, amizade
Ratatouille: família, amizade, trabalho em equipe, companheirismo
Alvin e os esquilos: ambição, amizade,
amor, sucesso
Sherek : amor, diversidade, amizade, inclusão
Robôs: coragem, amizade,
amor, respeito
Bambi: perdas, família, amor, amizade
O corcunda de Notre Dame: inclusão, aceitação, respeito
Vida de Inseto: coragem, determinação, trabalho em equipe
A fantástica fábrica de chocolate : boas maneiras,
educação, comportamento
Muito boa sugestão para trabalharmos em HTPC!
ResponderExcluirOlá meninas esperamos que vocês aproveitem as sugestões e divulguem os resultados .Abraços
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